P t e r o d a t a / uma experiência sonora

Pterodata é o projeto sonoro e multimídia coordenado por João Diniz que é arquiteto atuante em Belo Horizonte e tem sua obra ligada à produção contemporânea de Minas Gerais e do Brasil, com diversas obras construídas, publicadas e premiadas. Dentro de uma reflexão que visa ampliar as fronteiras do fazer arquitetônico ele, que é também professor, propôs a partir do ano 2000 a disciplina transArquitetura, que acrescenta à formação em arquitetura, urbanismo e design, experimentos indiscriminados nas áreas da poesia/literatura, fotografia, vídeo-arte, desenho, pintura, cenografia, escultura, consciência crítica/corporal/espiritual e também a exploração de ambientes sônicos e da música.

Neste contexto de reflexões múltiplas nasce o projeto Pterodata, palavra nova que une a idéia de ptero, ou asa, vôo, e também o pássaro pré-histórico, o pterossauro, ao conceito de data, os dados, os files, arquivos de informação da atualidade, ou seja uma aventura extra tempo e espaço, pan-histórica, buscando ligar-se ao passado, presente e futuro.

Em 2001 são lançados os dois primeiros CDs de musica eletrônica o ‘Octopus’ e o ‘Pterodata’ – que deu posteriormente o nome ao projeto e à ‘banda’- explorando texturas e paisagens sonoras criadas em computador. A partir de então o projeto se abre buscando a participação de outros artistas e instrumentistas, e também a possibilidades de apresentações ao vivo, em performances que incluíam alem dos sons, textos, filmes e imagens.

O espaço sem fronteiras da internet foi importante para a evolução do projeto. Os CDs seguintes ‘Magma’ e ‘Intruder’ existem apenas no espaço virtual onde estão disponíveis para audição e download em vários links. Foi ali na www, através de sites especializados e rádios digitais, que surgiram ouvintes, opiniões, críticas e parcerias provenientes de diversos pontos do planeta, sem destaque especial para o Brasil. Os principais tags para a identificação destas sonoridades são: experimental, minimal, sound design, spoken word, psicodelia, jazz, progressive, soundscape, chillout, meditation e outros.

Em 2009 o Pterodata apresentou simultaneamente dois novos CDs: ‘Foz’ e ‘Welt’ com composições e execuções de João Diniz ao computador e com a participação de músicos como Daniel D’Olivier, Lincoln Cheib, Ricardo Cheib, Rick Bolina, Márcio Diniz, Gilfranco Alves, João Marcelo Diniz, o artista alemão Thomas Schöenauer e a cantora franco-marroquina LamieLa. ‘Foz’ apresenta sonoridades mais ligadas ao conceito de execução com ‘banda’, enquanto ‘Welt’ lida com ambientes e climas mais experimentas. Estes discos foram mixados e masterizados e, em grande parte, gravados por Dirceu Cheib no Estúdio Bemol em BH. As principais faixas destes CDs como Axiom, Canyon, Cyberço, Nebulosa, 52nd st., Welt, Fibonacci e outras podem ser ouvidas, dentre outros endereços, no link http://www.myspace.com/204753427

Estes CDs já estão sendo distribuídos e foram lançados em Belo Horizonte no espetáculo ‘Suítes Foz do Mundo’ onde João Diniz dividiu o palco com o multi-instrumentista Daniel D’Olivier, que também lançou na ocasião dois novos discos seus. Este espetáculo contou com a participação dos músicos Marilene Clara, Ricardo Cheib, Kiko Pederneiras e João Marcelo Diniz e gerou material para DVD ao vivo a ser lançado brevemente.

As gravações do Pterodata aparecem também nas trilhas sonoras dos filmes ‘Olhocinefoto’ de Fábio Carvalho e Isabel Lacerda sobre a exposição fotográfica ‘Roteiros Incompletos’ de João Diniz; ‘JD no Circuito Atelier’ dirigido por Alexandre Pires sobre a publicação do arquiteto na coleção da editora C/Arte; e no EdJK de Eliza Gazzinelli sobre o condomínio JK em Belo Horizonte. Outros clipes produzidos pelo próprio projeto podem ser vistos nos sites YouTube e no MySpace.

Na internet:

http://www.myspace.com/204753427

http://www.lastfm.com.br/music/Pterodata

http://www.youtube.com/joaodiniz

http://www.groundzeroprojects.com/profile/Pterodata

https://twitter.com/joaodinizarch

http://www.facebook.com/profile.php?ref=name&id=699984193

http://www.facebook.com/pages/PTERODATA/238209590814?ref=ts

http://www.joaodiniz.com.br

http://www.architizer.com/en_us/people/profile/joao_diniz/?sr=1

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: