Suítes Foz do Mundo, lançamento nacional de 4 cds e concerto

Com Daniel D’Olivier e João Diniz

Dias 23 e 24 de outubro de 2009

Teatro da Fundação de Educação Artística

Rua Gonçalves Dias 320, Funcionários, BH, fone 32266866.

Suítes Foz do Mundo é o trabalho que o compositor e multi-instrumentista Daniel D’Olivier e o arquiteto João Diniz apresentaram na sala Sergio Magnani na Fundação de Educação Artística nos dias 23 e 24 de outubro, às 20:30 horas.

Trata-se do lançamento de 4 cds produzidos pela dupla, ou sejam a Suíte Mineira e SuiTi de Daniel e os CDs Foz e Welt de João.

A Suíte Mineira é uma peça composta  para cantora soprano e violão de 8 cordas e é uma homenagem do compositor paulistano à nossa civilização mineira com a participação especial da cantora soprano Marilene Clara e de Daniel no violão de 8 cordas.

SuiTi é uma declaração de amor à vida e ao planeta, dela participam Daniel D’Olivier no violão-viola de 12 cordas e saxofones contralto e soprano, Ricardo Cheib na percussão e João Diniz na criação e edição de samplers digitais.

As composições de João Diniz fazem parte de suas pesquisas com ambientes sonoros eletrônicos, samplers e textos. O cd Welt explora texturas e paisagens mais experimentais enquanto o cd Foz conta com a participação de instrumentistas convidados como Daniel D’Olivier, Ricardo e Lincoln Cheib, Rick Bolina, Gilfranco Alves, João Marcelo Diniz e a cantora belga LamieLa. João chama esta união de idéias e pessoas de projeto Pterodata.

O trabalho dos dois autores coincide na busca de novas sonoridades que propõem a reflexão sobre um mundo contemporâneo em transformação e convulsão. A dupla costuma descrever o som como ‘musica para quem não tem pressa…’ no sentido de usar os sons na procura de um centro espiritual e crítico para os participante sejam instrumentistas ou ouvintes.

Daniel associa suas pesquisas musicais ao que chama de Musyoga disciplina que criou e que propõe o equilíbrio do ser através dos sons. João trabalha com conceitos  da transArquitetura que integra, através dos sentidos humanos, relações de tempo e espaço.

As duas apresentações contaram com a participação de Marilene Clara, Ricardo Cheib, Kiko Pederneiras D’Olivier e João Marcelo Diniz.

Leia a matéria escrita por Eduardo Tristão Girão em Suites Foz do Mundo no jornal O Estado de Minas e o texto de Igor Costoll em Suites Foz do Mundo no jornal O Tempo

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: