ROT-EIROS-INCOM-PLETOS

Exposição de Fotografias de João Diniz

Cine Belas Artes, de 13 de novembro de 2008 a 31 de março de 2009

R. Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes, BELO HORIZONTE

O projeto ‘Fotograma Belo Horizonte’ que apresenta artistas diversos que trabalham sobre a grande parede/painel do Cine Belas Artes Liberdade em BH, abriu sua 3a edição no dia 13 de novembro de 2008, 5a feira, às 20:00hs com a exposição de fotografias de João Diniz intitulada ROT-EIROS-INCOM-PLETOS.

João Diniz é arquiteto e afirma que descobriu a arquitetura através da fotografia que pratica desde adolescente já tendo participado de diversas exposições, publicações e premiações. Segundo ele a câmera fotográfica sempre foi uma boa companheira que o ajudou a descobrir espaços luzes e até mesmo os contraditórios aspectos humanos de nossa sociedade.

O trabalho que João Diniz inaugurou no Cine Belas Artes é uma homenagem ao cineasta oculto que temos todos dentro de nós. Esta constatação vem da capacidade e do hábito que temos de imaginar histórias, dramas, romances a partir de cenas  curtas que percebemos a cada instante de nosso cotidiano.

A exposição se configura através de um conjunto de seqüências fotográficas definidas pelo autor como ‘Roteiros Incompletos’, que são diversas situações casuais registradas por ele, e que receberam nomes sugestivos que deixam a cargo do espectador imaginar e compor a história que está por trás de cada um destes possíveis roteiros foto-cinematográfico apresentado.

As fotos foram tomadas em viagens pelo Canadá e Estados Unidos e sugerem uma visão atenta sobre a cidade e seu habitante,  numa poesia visual que soma aspectos  críticos e humanos a uma forte beleza cromática e compositiva, sem nunca esquecer do que o fotografo francês Henri Cartier-Bresson definiu como ‘o momento decisivo’ ou seja a capacidade que a fotografia tem de eternizar um instante da vida que acontece uma vez e não retorna mais.

Esta exposição gerou também o belo curta metragem dirigido por Fábio Carvalho e editado por Isabel Lacerda com trilha sonora de Lô Borges e do Pterodata, assista em: OLHOCINEFOTO, filme curto de Fábio Carvalho

Currículo fotográfico de João Diniz

João Diniz é arquiteto e tem seu nome ligado à contemporânea arquitetura mineira e brasileira com diversas obras construídas, premiadas e publicadas, fazendo, algumas delas, parte da paisagem de BH.

Ele costuma dizer que chegou à arquitetura através da fotografia que pratica desde adolescente e que através da foto aprendeu a investigar espaços, luzes, enquadramentos; fotografando a obra de diversos arquitetos teve seus primeiros contatos com as possibilidades construtivas e a realização de projetos diversos.

Nos tempos da escola de arquitetura na UFMG participou de diversas exposições e premiações publicou os livros ‘Com vidro nos olhos’ em parceria com o colega Carlos Antonio Leite Brandão e ‘Fotovida’ com o poeta Murilo Antunes.

Mesmo após formado em arquitetura continuou participando de exposições fotográficas em paralelo à sua pratica como arquiteto na sua empresa a JDArq.

A partir da realização de seus próprios projetos passa a fotografá-los sempre em parceria com o fotografo Marcilio Gazzinelli, e com estes registros publica em 2002 o livro/monografia ‘Joao Diniz Arquiteturas’ de sua obra até então.

A mostra no projeto Fotograma no Cine Belas Artes liberdade siginificou para João um retorno às suas observações fotográficas voltadas ao lado humano do cotidiano, a observação dos espaços urbanos e arquitetônicos e o interesse pela composição gráfica e plástica, sem deixar de lado um poético espírito critico.

Esta exposição foi tema do filme curto OLHOCINEFOTO de Fábio Carvalho (câmera e direção) e Isabel Lacerda (montagem e edição) com trilha sonora do Lô Borges e Pterodata.

This exhibition generated the short film OLHOCINEFOTO done by Fabio Carvalho (director and camera) and Isabel Lacerda (edictor) with soundtrack by Lô Borges and Pterodata.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: